Publicado por Rafael Higashi
Gostou do artigo? Compartilhe!

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) no tratamento do Zumbido Crônico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O zumbido crônico é um som percebido pelo indivíduo sem uma fonte externa que o produza. Pode ser causado por tentativas do cérebro de se protejer contra a exposição a ruídos altos e muitos estímulos auditivos, levando a um transtorno da percepção e hiperexitabilidade do cortex temporal, ou seja, o zumbido crônico muitas vezes é um distúrbio neurológico do cérebro. Essa percepção esta relacionada com o aumento dos impulsos elétricos que a via auditiva envia ao córtex cerebral mudando a função e estrutura do cérebro. No entanto, o sistema límbico do cérebro (Lobo Temporal), envolvido nas emoções e demais funções, não para de receber sons do processamento auditivo consciente, levando ao zumbido crônico. Um Estudo feito pela Clínica Neurológica do Centro Médico da Universidade de Georgetown (GUMC) descobriu-se evidências de que as estruturas límbicas, específicamente o núcleo accumbens e o córtex pré-frontal ventromedial, realmente diferem em indíviduos com zumbido. Cerca de 17% da população mundial apresenta zumbido.

A maioria relata o zumbido apenas como um incomodo, outros dizem que certas funções como o sono e a concentração são prejudicadas. Os transtornos de humor (depressão) e ansiedade, frequentemente presentes, exercem fortes influências no agravamento do sintoma zumbido. O tratamento com medicação antidepressiva tem sido utilizada, entretanto existem pacientes refratários, ou seja, que tem muito efeito colateral da medicação ou esta não surte resultado.

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), é um avanço no tratamento do zumbido, que por meio de pulsos magnéticos sobre o crânio, gera-se uma corrente elétrica que pode diminuir a atividade das células nervosas excitadas e desacelerar a parte auditiva, reduzindo o zumbido. Um trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa em Zumbido da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) com 20 pacientes mostrou que aqueles que fizeram sessões de estimulação por cinco dias consecutivos melhoraram mais do que os que não passaram pelo tratamento.

Clinicamente, percebeu-se que o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) apresenta significativa melhora do controle do zumbido, mantendo-se a melhora por mais de 6 meses. Um dos mecanismo da melhora do zumbido pode estar relacionado com a redução do fluxo sanguíneo no lobo temporal esquerdo após o período de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e redução significativa do incômodo do zumbido e redução da atividade neuronal no córtex temporal que se encontra hiperexcitada no zumbido crônico refratário.

Autor

Dr Rafael Higashi

Dr Rafael Higashi

Nutrólogo, Neurologista

Mestrado em medicina - neurologia no(a) uff.