Gostou do artigo? Compartilhe!

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) no Tratamento do Transtorno Bipolar

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O TRANSTORNO BIPOLAR (distúrbio bipolar) é uma forma de transtorno de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maníaca ou hipomaníaca, onde o indivíduo pode apresentar sentimentos de grandiosidade, poderes além dos que possui e grande entusiasmo. O indivíduo passa a dormir pouco, tornar-se agitado. Pode falar muito, ter muitas idéias ao mesmo tempo. E uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar idéias, e ansiedade ou tristezas, dormir muito, como uma fuga do convívio, reclamar de cansaço em tarefas simples como escovar os dentes, apresentar traços de baixa auto-estima e de sentimentos de inferioridade. Demonstra pouco interesse pelos acontecimentos e coisas e pode se isolar da família e amigos.

Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca. Deve-se ter em conta que este distúrbio não consiste apenas de meros "altos e baixos". Altos e baixos são experimentados por praticamente qualquer pessoa, e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas que aquelas experimentadas pelas demais pessoas.A natureza e duração dos episódios variam grandemente de uma pessoa para outra, tanto em intensidade quanto em duração. No caso grave, pode haver risco pessoal e material. A doença pode se manifestar em crianças, porém talvez pela dificuldade em identificá-la, se manifesta em grande parte em adultos, por volta dos 15 a 25 anos. A Desordem Bipolar é uma patologia que acomete cerca de 1,6% da população. Seu tratamente inclui medicação e acompanhamento psicoterápico. No entanto, 1/3 dos pacientes não são responsivos a medicação desenvolvendo muitos efeitos colaterais.

O tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) pode ser utilizada em situações nas quais o uso de medicação pode acarretar consequências indesejadas e arriscadas ou mesmo ser contra-indicado, como durante a gravidez ou no pós-parto(3). A EMT é uma técnica de aborgagem e tratamento de desordens neuropsiquiátricas que permite a exploração, ativação ou inibição das funções cerebrais, de maneira segura, específica, não invasiva e indolor. O método consiste em atingir o cérebro de forma dirigida através de pulsos magnéticos sobre o crânio, os quais, atravessando os tecidos, geram uma fraca corrente elétrica capaz de provocar alterações na atividade das células nervosas.

Estudos sobre mania aguda monstram que a estimulação da região prefrontal direita com alta freqüência (10 e 20 HZ) resultava em declínio dos sintomas maníacos. Quado Utilizada a alta frequência (10 a 20 HZ) no cortéx prefrontal esquerdo demosntrou efeito significatico como antidepressivo. A alta frequência tem função de aumentar a exitabilidade cortical melhorando o controle em pacientes com mania e depressão(4). Também temos nos estudos constatações do efeito antidepressivo derivado da ativação do Córtex Prefrontal Direito com baixa frequência (1 Hz) para a depressão maior(5). A baixa frequência reduz a excitabilidade cortical, sendo favorável para pacientes com potenciais evocados na depressão e ansiedade.

Autor

Dr Rafael Higashi

Dr Rafael Higashi

Nutrólogo, Neurologista

Mestrado em medicina - neurologia no(a) uff.