Gostou do artigo? Compartilhe!

Lisina clonixinato x naproxeno sódico para o tratamento agudo da enxaqueca: Um duplo-cego randomizado, estudo cruzado

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O processo de inflamação é crucial para enxaqueca, e vários medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) são eficazes no tratamento de ataques de enxaqueca. Apesar de sua eficácia, o uso rotineiro de NSAIDs está limitada por efeitos secundários, bem como eficácia incompleta em alguns pacientes. Entre as opções disponíveis, clonixinato lisina (LC) e naproxeno sódico (NS) têm-se revelado eficaz na enxaqueca.

O objetivo deste estudo foi comparar a eficácia ea tolerabilidade de formulações orais de LC e NS no tratamento das crises de enxaqueca moderada ou grave, com um design duplo-cego crossover. Métodos: Setenta pacientes (62 mulheres, 8 homens) entre as idades de 18 e 71 anos com enxaqueca (idade, 41 média) de acordo com os critérios da Sociedade Internacional de Cefaléia foram prospectivamente inscritos. Os pacientes foram randomizados em 2 grupos e cada participante tratado 2 ataques de enxaqueca. Grupo 1 tratado o primeiro ataque com LC e o segundo ataque com NS. Grupo 2 tratado 2 ataques em ordem contrabalanceada. As doses foram de 250 mg de LC 550 mg ou de NS, que foram encapsulados para aparência igual. Intensidade, náuseas, fotofobia, e os efeitos secundários dor de cabeça foram avaliadas na linha de base, 1 hora, 2 horas e após a administração do fármaco. Drogas de resgate foram autorizados após 2 horas para aqueles que não responderam, e isso também foi comparada entre os grupos.

Resultados: Sessenta pacientes (54 mulheres, 6 homens) completaram o estudo. Em uma hora, 13,6% dos pacientes que usaram LC estavam livres de dor, em comparação com 11,9% que usaram NS (P = 0,78). Às 2 horas, 35,6% dos pacientes que tomaram LC e 32,2% que tomaram NS estavam livres de dor (P = 0,69). No início do estudo, 52,5% dos pacientes aleatorizados para o grupo 1 náuseas relatado, em comparação com 33,9% no grupo 2, e ambos os fármacos eliminado náuseas: Em ambos 1 hora e 2 horas, náuseas diminuiu significativamente para aqueles tomando LC, mas apenas depois de 2 horas para aqueles que tomaram NS (P <0,0001). Ambas as drogas eliminados fotofobia em 1 hora e 2 horas; No entanto, o CL foi superior na redução de NS fotofobia em 2 horas (p = 0,027). Dez pacientes que tomaram LC e 8 que levou NS necessária drogas de resgate após 2 horas. Doze pacientes que usaram LC e 16 que tomaram NS relataram efeitos colaterais.

Observações: Embora este estudo não incluiu um braço do placebo, o que prejudica quaisquer reivindicações de eficácia definitivas, encontramos LC e NS a ser igualmente eficaz e bem tolerado em pacientes com crises moderadas ou graves de enxaqueca. A enxaqueca é uma doença neurológica altamente prevalente que geralmente se manifesta crises intermitentes como moderados ou graves com sintomas associados. [1-3] ataques de enxaqueca piorar com atividades físicas rotineiras e pode durar 4-72 horas, se não tratada adequadamente. [4] A carga da enxaqueca é grave, resultando em perdas econômicas e sociais consideráveis. [5] Novos agentes para o tratamento agudo da enxaqueca incluem os triptanos, [6], mas analgésicos comuns, drogas anti-inflamatórias não esteróides (AINE), e até mesmo opióides continuam a ser os componentes fundamentais do arsenal terapêutico na maioria dos países e centros especializados. [7 ]

Além disso, a experiência clínica sugere que nem todos os pacientes que utilizam um triptano chegar a um estado livre de dor ou sustentada livre de dor. Recorrência dor de cabeça dentro de 24 horas, os efeitos secundários, e até mesmo altos custos também podem representar factores limitantes para a utilização dos triptanos. [8] Alguns pacientes encontram alívio com analgésicos simples ou combinadas [9,10] e / ou AINEs. A maioria dos NSAIDs provaram ser eficazes para o tratamento de enxaqueca e continuam a ser amplamente usados ​​em muitos países, apesar do potencial de efeitos secundários gastrointestinais e do actual disponibilidade dos agentes mais específicos. [8-14] diferentes opções e formulações de fármacos estão disponíveis. A escolha de um tipo específico de medicação depende das características individuais do paciente, incluindo a intensidade da dor, a velocidade de desenvolvimento de dor de cabeça, a presença de sintomas associados, grau de incapacidade, e resposta do paciente individual.

 Além disso, em países em desenvolvimento, tais como Brasil, a escolha de medicamentos podem refletir questões de custo. Clonixinato de lisina (CL) é um derivado do ácido nicotínico antran�ico que se assemelha a estrutura química do ácido flufenâmico. [15,16] Vários controlada e ensaios abertos apoiar o uso de LC para o tratamento de enxaqueca aguda.

O agente do fórmula estrutural (2- [3-cloro-o-toluidina] piridino-3-carboxilato) permite uma absorção rápida. LC é de 96% a 98% os resultados ligados a proteínas e metabolismo hepático em 4 metabólitos inativos. A excreção fecal é de 75% renal e 25%. [20] LC custa cerca de 20 centavos por 125 mg comprimido. Naproxeno de sódio (SN) é um derivado de ácido arilpropiónico, com uma potência semelhante à aspirina e a indometacina, mas com um perfil de tolerabilidade mais favorável. Este agente é totalmente absorvido por via oral um AINE com concentrações plasmáticas de pico em desenvolvimento dentro de 2-4 horas e uma meia-vida de 14 horas; é quase totalmente (99%) às proteínas plasmáticas.

Aproximadamente 30% do fármaco sofre 6-desmetilação, com a maior parte deste metabolito excretado como um glucuronido ou outros conjugados. [21] NS tem provado ser eficaz para o tratamento de ataques de enxaqueca. [22] O custo de um comprimido de 550 mg é cerca de 65 centavos. O objetivo deste estudo foi comparar a eficácia ea tolerabilidade das formulações orais de LC e NS para o tratamento de enxaqueca continua moderada ou grave

Autor

Dr Rafael Higashi

Dr Rafael Higashi

Nutrólogo, Neurologista

Mestrado em medicina - neurologia no(a) uff.